domingo, 21 de dezembro de 2008

A Agência de Publicidade e as funções de Planejamento e Atendimento

A Agência de Publicidade é uma empresa que desenvolve técnicas de propaganda e tem a criação como finalidade, isto é, ela não realiza trabalhos de produção e veiculação, mas faz o orçamento, negocia e acompanha o trabalho junto às mesmas.

Quanto à estrutura organizacional de uma agência, é formada por profissionais que atuam em diferentes áreas/departamentos. Dentre elas, destacam-se:

O Atendimento ou Executivo de Contas: presta total assistência aos clientes.
O Planejamento: responsável por planejar o briefing (conjunto de informações fornecidas pelo cliente para orientar a elaboração de uma campanha ou um job menor).
A Dupla de Criação (redator e diretor de arte): responsável pela geração das idéias, temas, textos, layout, imagens, sons e tudo o que envolve formas de comunicação.

Dependendo do porte da agência o mesmo profissional pode executar duas funções.

Bom, imagine que o cliente solicitou a realização de uma campanha para o lançamento de um novo produto. O profissional de atendimento conversará com o cliente e colherá informações, como: objetivos, concorrência, verba, período de veiculação e outras questões relevantes.
Em conjunto com o Planejamento, o Atendimento elaborará o planejamento da campanha levantando informações sobre as principais características do novo produto. Nesta etapa, as sugestões e idéias da Dupla de Criação são extremamente importantes.

De volta ao cliente, este faz observações, pede correções ou o aprova. Se houver alterações, é feita uma revisão e o trabalho é devolvido ao cliente para aprovação final.

Agora com o planejamento aprovado, o Atendimento preparará o PIT (Pedido Interno de Trabalho) que será entregue para a Dupla de Criação. Estes desenvolverão os temas, anúncios, comerciais e outras peças publicitárias. Troca de idéias com o Planejamento e Atendimento pode e deve acontecer.

Após essa etapa, a Criação elabora os layouts para que o Atendimento apresente ao cliente.
Com a aprovação do cliente, o pessoal de Criação determinará o material para que sejam feitos os orçamentos e estimativas de preços junto às gráficas, aos meios de comunicação, produtoras e outras empresas que forem necessárias. Em seguida, começa a produção das peças. Se o cliente os aprova, são autorizadas a confecção e veiculação.

Por último, as peças começam a veicular nos meios de comunicação, o período da campanha já foi definido, resta agora, quando houver, avaliar todo o processo: se os objetivos foram alcançados, se o público-alvo foi atingido, se a transmissão da mensagem foi correta, qual o efeito sobre o consumidor e outros detalhes.

A Agência de Publicidade exerce várias funções de forma organizada para oferecer soluções adequadas para cada tipo de necessidade do cliente. E para isso é necessário profissionalismo, competência e talento.

2 comentários: